terça-feira, 12 de abril de 2011

Tutorial de feltro Bonecas




Fiz este tutorial a pedido da querida amiga Letícia, que quer começar a trabalhar com feltro e não tem muito idéia de como fazer.
Aproveitei que estou fazendo algumas Matrioskas para enfeitar minha árvore de natal e fotografei, mas aviso desde já: o fotógrafo é meu marido e ele não estava em casa!!! Portanto, desculpem se estão péssimas!
Vamos lá:

1) Eu usei este lindo desenho que encontrei na galeria da talentosa Gisele Bianchini no Flickr, vale a pena visitar.
Qualquer molde (pintura, aplicação, patch) pode virar molde de feltro, mas quanto mais simples melhor. Então se o desenho escolhido for muito detalhado é melhor "limpá-lo" antes de começar, tirando todos os detalhes extras.



2) No xerox (impressora) eu faço várias cópias do molde, reduzindo ou aumentando, conforme o resultado que quero. Depois de fazer as cópias, eu recorto e faço os moldes de cada uma das partes que compõe o trabalho.



3) Para passar o molde no feltro, podemos riscar em cartolina e prendê-lo com alfinetes (eu prefiro assim) ou riscar com quaquer caneta no feltro claro (cortando a marca da caneta) ou com caneta gel clara ou láis de olho branco ou lápis aquarela branco ou sabonte ou feltros escuros. Depois é só recortar as peças que compõe molde.




* Aqui preciso fazer um parêntese: para fazer as Matrioskas não usei apenas feltro, mas também tecido. Para o tecido não desfiar passei termolina leitosa no avesso e deixei secar. A termolina impermeabiliza, estrutura e impede que o tecido desfie. Fica um pouco mais difícil de costurar a mão, mas nada que atrapalhe.

4) Comece a montar a Matrioska: sobreponha o cabelo ao rosto, usando como guia o molde original.




5) Para aplicações em feltro, qualquer ponto vale, inclusive o presponto. Para fechar bonecos eu uso o caseado, fica mais firme e bem acabado.
Não sabe casear?
Não tem problema, baixe este livrinho http://www.coatscorrente.com.br/Pdf/livrete100.pdf e grave em seu computador, ele traz os cem pontos de bordado mais utilizados! É tudo de bom!

6) Sobreponha o tecido (já preparado com a termolina), usando o molde original como guia e faça um presponto ou caseado.

7)

Agora você precisa acertar a altura do vestido da Matrioska, para isso use a parte de trás como guia, para deixar as duas alinhadas. Alfinete.



8) O grande segredo do feltro é a criatividade. Como é um material sem grandes possibilidades de cores e sem estampas (o estampado é uma fortuna) o que deixa bonito são os bordados, aplicações, botões, fitas e rendas com que enfeitamos nosso trabalho.





9) Costure os enfeites escolhidos com pontos invisíveis e feche a boneca com caseado, deixando uma pequena fenda para colocar o plumante.




Não encha demais, caso contrário seu boneco ficará com as costuras "estourando".

10) Para fazer bonecos, você costura cada uma das partes separada (corpo, braços, pernas, etc...) enche com plumante e fecha. Depois costura com pontos invisíveis ou com ponto fantasia (como preferir) no corpo do boneco. Se quiser braços e pernas articulados, prenda com um botão ao corpo e ele terá movimento.

11) Antes que eu me esqueça, é preciso uma tesoura beeem afiada e pequena (pode até ser de unha) para cortar os cantinhos com perfeição.

12) O problema da técnica é que o felltro nacional é de qualidade muuuuito ruim e cria bolinhas muito fácil e o trabalho fica horroroso. Então quem faz para vender deve fazer um teste com o fetro antes de produzir e colocar a venda. Faça um chaveiro e use por um tempo para ver como fica. Compre feltro de várias marcas até encontrar um de melhor qualidade, ou menos pior.

Bem, acho que é isso.

 Creditos do Tutorial.
blog http://minhacasameumundo.blogspot.com/2008/10/fiz-este-tutorial-pedido-da-querida.html

Um comentário:

Claudinha disse...

Oi Cátia, seus trabalhos são uma graça e o tutorial bem explicadinho, adorei!Tô fazendo uns trabalhinhos de feltro pra uma escola e logo fique pronto vou postar no meu blog. Já sou sua seguidora e te espero lá no meu cantinho, bj e até mais.